Blog de Biologia

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Descoberta nova vitamina: a PQQ



Descoberta nova vitamina: a PQQ

De acordo com um anúncio de cientistas japoneses, a substância pyrroloquinoline quinone (PQQ), descoberta em 1979, pode ser classificada como uma vitamina. A equipe constatou que a PQQ desempenha um papel importante na fertilidade de ratos e pode ter uma função similar em seres humanos.
O estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Física e Química de Tóquio e liderado por Takafumi Kato, revelou ainda que esta é a primeira vitamina a ser descoberta desde 1948, e que pertence ao mesmo grupo da vitamina B.
Vitaminas são substâncias orgânicas de que o corpo necessita em pequenas quantidades para manter a saúde e o crescimento. São encontradas em alimentos e, às vezes, produzidas dentro do próprio corpo.
A melhor fonte de PQQ descoberta até agora é o "natto", um prato japonês picante feito de soja fermentada. Outros alimentos ricos na substância são salsinha, chá verde, pimentões verdes e mamão

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

RESUMO DE EMBRIOLOGIA


EMBRIOLOGIA



Tipos de ovos (zigotos)
O ovo apresenta um polo animal (região onde se encontra o núcleo) e um polo vegetativo (região onde se encontra vitelo). O vitelo é uma substância rica em lipídeos e proteínas que nutre o embrião que se encontra em ovos com casca e sem casca até sua formação final. Os ovos variam quanto ao volume e distribuição de vitelo.
O vitelo dificulta a divisão do ovo, isto é, quanto mais vitelo, mais lenta é a divisão (segmentação ou clivagem).
Os tipos de ovos são:


LÉCITO= VITELO (SUBSTÂNCIA NUTRITIVA DOS EMBRIÕES NÃO-PLACENTÁRIOS RICA EM LIPÍDEOS E PROTEÍNAS.


QUANTO MAIS VITELO ,MAIS LENTA É A CLIVAGEM, OU SEJA, O VITELO ATRAPALHA O PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR, CLIVAGEM OU SEGMENTAÇÃO.





Oligolécito (isolécito): 

POUCO VITELO E BEM DISTRIBUÍDO.( ANFIOXO, ALGUNS MAMÍFEROS E EQUINODERMOS)

Heterolécito (telolécito incompleto): 

VITELO EM TODO OVO DISTRIBUÍDO DE FORMA HETEROGÊNEA OU DESIGUAL. (ANELÍDEOS, MOLUSCOS E ANFÍBIOS)

Megalécito (telolécito completo):

ABUNDÂNCIA DE VITELO (aves e répteis) PRESENÇA DE DISCO OU CICATRÍCULA.

Centrolécito
VITELO CENTRAL (ARTRÓPODES)











Cada tipo de ovo apresenta um tipo de clivagem (segmentação):



Fases do Desenvolvimento
Segmentação: aumento do número de células (blastômeros);

A-    Zigoto (ovo) ; B- mórula;  C- Blástula;  D-Gástrula ; E- nêurula

Mórula: grupo de células agregadas. Lembra uma amora;

Blástula: esfera oca onde a camada de células denominada blastoderma envolve a blastocela (cavidade);

Gástrula: forma o endoderma, a mesoderme e o ectoderme;

Nêurula: forma o tubo neural, ocorrendo no final da anterior; (observe figura abaixo).






ECTODERME: epiderme e seus anexos encéfalo e medula espinhal;

MESODERME: notocorda (posteriormente é substituída por vértebras) Epímero, dermátono - dermemiótomo - musculatura estriada esclerótomo - esqueleto axial(coluna) Mesômero - aparelho urogenital Hipômero sistema circulatório, musculatura lisa peritônio e mesentérios esqueleto apendicular (membros);

ENDODERME: aparelho respiratório tubo digestivo e glândulas anexas.




Organogênese

Anexos Embrionários: Também chamados de membranas embrionárias.  São encontradas em diversos tipos de seres. Os ovíparos apresentam anexos diferentes dos demais animais como os mamíferos que são vivíparos.


Saco vitelínico: todos os vertebrados. Formado pela esplancnopleura. Função de armazenamento de vitelo (nutrição) e formação das primeiras células sanguíneas nos mamíferos.

Âmnio: em répteis, aves e mamíferos. Formado pela esplancnopleura. Função de evitar choques mecânicos (pancadas) , evita desidratação e contém células do embrião que podem servir de material para estudos na biotecnologia.

Alantóide: em répteis, aves e mamíferos. Formado pela esplancnopleura. Funçãode excreção e respiração. Em mamíferos, orienta a formação dos vasosumbilicais.

Placenta: em mamíferos eutérios. Formado pelas vilosidades coriônicas. Realiza as trocas com o embrião através do cordão umbilical, dotado de uma veia e duas artérias.

                     





 Nota-se que em mamíferos (eutérios= placentários) A ALANTÓIDE E O SACO VITELÍNICO SÃO ATROFIADOS EM RELAÇÃO AOS OVÍPAROS.







RESUMO DE HISTOLOGIA


A pele é o maior órgão, isto é, a pele é um órgão pois é formada por  mais de um tecido (epitelial, e conjuntivo).
HISTOLOGIA








Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Cada um deles apresenta organização e funções características.


Tecido Epitelial

  • Revestimento;
  • Secreção ou glandular;
  • Absorção ( túbulos renais e vilosidades intestinais)



O tecido epitelial, ou epitélio, desempenha diversas funções no organismo. Ele reveste e protege as superfícies internas e externas do corpo, absorve e secreta substâncias e capta estímulos sensoriais. Suas células encontram-se sempre bem próximas umas das outras e há pouco ou nenhum espaço intercelular. Não existem vasos sanguíneos no interior do epitélio, por isso o tecido é chamado de avascular. Existem dois tipos de tecido epitelial: o epitélio de revestimento e o epitélio glandular.





O epitélio de revestimento recobre as superfícies externas (por ex., a epiderme) e internas (por ex., o interior do intestino) do corpo. De acordo com o número de camadas de célula, o epitélio de revestimento é classificado em três tipos principais: simples, estratificado e pseudoestratificado.





Tecido Conjuntivo

Diferentemente do tecido epitelial, as células do tecido conjuntivo encontram-se distantes umas das outras e, em geral, há uma grande quantidade de material intercelular entre elas. Dentre as diversas células do tecido conjuntivo podemos citar, por exemplo, os fibroblastos, os macrófagos e os adipócitos. O tecido conjuntivo é aquele de maior ocorrência e pode ser subdividido em: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido sanguíneo.

O tecido conjuntivo propriamente dito é classificado como frouxo ou denso. O tecido conjuntivo frouxo ocorre em praticamente todos os órgãos do corpo. Ele é composto por células, fibras e uma massa gelatinosa chamada de substância fundamental (ou amorfa). Entre suas células podemos citar os fibroblastos e os macrófagos. Os fibroblastos produzem as fibras e a substância fundamental. Os macrófagos detectam e digerem (fagocitam) 







substâncias estranhas e restos celulares. Terminações nervosas estão em abundância

Tecido cartilaginoso: condroblastos e condrócitos. Produz colágeno.
Entre as fibras do tecido conjuntivo frouxo encontram-se as fibras colágenas e as elásticas. O tecido conjuntivo denso é caracterizado por uma grande quantidade de fibras de colágeno dispostas entre os fibroblastos. Ele pode ser encontrado nos tendões e nos ligamentos.



































Tecido adiposo é formado por células adiposas. Estas células são capazes de armazenar uma grande quantidade de lipídios em seu interior. O tecido adiposo atua como reserva de energia e isolante térmico.
O tecido cartilaginoso é formado por fibras colágenas, fibras elásticas e um tipo de célula chamado de condrócito. O tecido cartilaginoso é resistente e flexível e pode ser encontrado, por exemplo, em regiões de articulações, na traquéia e no septo nasal. Alguns vertebrados, como os tubarões, possuem o esqueleto composto por tecido cartilaginoso. Porém, na maioria dos vertebrados, o esqueleto cartilaginoso é em grande parte substituído pelo tecido ósseo.



Tecido ósseo

 caracterizado sua grande resistência, é formado principalmente por três tipos de células (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) e pela matriz óssea (substância intercelular). Osteoblasto é o nome dado à célula óssea jovem. Já os osteócitos são as células ósseas maduras. Os osteoclastos são células responsáveis pela degradação de partes lesadas ou velhas do tecido ósseo. A matriz óssea é composta principalmente por fibras colágenas e fosfato de cálcio, substância que confere a rigidez ao tecido.






Tecido Muscular

O tecido muscular é um tecido altamente contrátil responsável pelos movimentos voluntários e involuntários do organismo. Ele é constituído principalmente por células alongadas chamadas de fibras musculares. No citoplasma das fibras musculares existem microfilamentos constituídos das proteínas contráteis, a actina e a miosina. O tecido muscular é classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.
O tecido muscular estriado esquelético é composto por longas fibras estriadas. Estas fibras possuem contração rápida e voluntária. Este tecido forma a maioria dos músculos do corpo garantido a sua sustentação e movimentação.
O tecido muscular estriado cardíaco também é composto por longas fibras estriadas. Sua contração é rápida, porém, involuntária. Este tipo de tecido é encontrado no coração.
O tecido muscular liso é formado por fibras sem estrias. Sua contração é lenta e involuntária. Este tecido pode ser encontrado, por exemplo, no tubo digestório ou nos ductos respiratórios.



Tecido Nervoso

O tecido nervoso integra todas as partes do organismo recebendo e desencadeando respostas a estímulos do meio externo ou interno. Este tecido é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e as células da glia.
Os neurônios são as células responsáveis por receber e transmitir os impulsos nervosos. Cada neurônio apresenta três regiões fundamentais: os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os dendritos são prolongações ramificadas que recebem os estímulos nervosos. O corpo celular é a região mais volumosa onde se encontra o núcleo e as organelas celulares. O axônio é um prolongamento do corpo celular por onde o impulso nervoso deixa o neurônio. Entre um neurônio e outro há sempre um pequeno espaço que é chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso atinge a extremidade de um axônio, ele provoca a liberação de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores se difundem através da sinapse e atingem os dendritos do axônio seguinte, dando continuidade a propagação do estímulo nervoso.
As células da glia (ou neuroglia) são células pequenas, mas numerosas, que se situam ao redor dos neurônios. Elas nutrem, protegem e sustentam os neurônios.



Tecido sanguíneo

O tecido sanguíneo é um tipo de tecido conjuntivo altamente especializado. O tecido apresenta uma grande quantidade de substância intercelular em estado líquido chamada de plasma. No plasma encontramos as hemácias (ou glóbulos vermelhos), diversos tipos de leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O tecido sanguíneo, entre outras funções, realiza as trocas gasosas, transporta substâncias pelo organismo e o protege da invasão de agentes infecciosos ou corpos estranhos.


ABRA O OIÃO!!!!

As plaquetas ou trombócitos NÃO são células e sim fragmentos de célula, ou seja, fragmentos do MEGACARIÓCITO.